8 de junho de 2009

Ptnauticmodel

O modelismo náutico é uma actividade, ou melhor, uma área cultural de importância relevante para todos os que se interessam pelas coisas do mar e da náutica. Relevante nas suas várias vertentes, desde os modelos estáticos (“apenas” para exposição) até aos modelos dinâmicos (os que navegam), sejam eles de embarcações já desaparecidas ou de embarcações contemporâneas (de lazer, de trabalho, militares, a remos, à vela, a motor, etc) sejam eles modelos prospectivos, de lazer ou de competição ou de investigação.
Gente do mar e modelistas náuticos são duas confrarias que partilham saberes e paixões. Muitas vezes as pessoas são as mesmas, isto é, não são exclusivamente modelistas. Aliás, pensando bem, concluo que uma pessoa com interesse pelo modelismo náutico é necessariamente uma pessoa interessada nas coisas do mar.
Tanto quanto sei, não existe em Portugal nenhum clube ou associação cujo objecto seja o modelismo náutico. Todavia existe, desde há escassos anos, um sítio na internet frequentado pela confraria portuguesa dos modelistas. Refiro-me ao ptnauticmodel. Tanto quanto percebo o pai da criança foi o Paulo Simões, que vive em Setúbal e que é um homem do estuário do Sado, um homem do mar, portanto. Bem haja por ter proporcionado este potente instrumento a todos os modelistas náuticos, portugueses e não só.

Sem comentários:

Enviar um comentário