9 de outubro de 2010

Mulheres navegantes no tempo de Vasco da Gama



Mulheres e mar, mulheres e navegações...dois assuntos interessantes, pelo menos para quem gosta.
Muito interessante a leitura desta obra de Fina d'Armada, resultante da sua dissertação de mestrado. Publicada pela Ésquilo, sendo este meu exemplar de uma edição de 2006. É evidente que as mulheres estiveram envolvidas nas grandes navegações portuguesas e na expansão de Portugal pelo mundo, simplesmente a "historiazinha" de Portugal que eu tive que gramar nos meus tempos de liceu omitia-as. Lendo esta obra ficamos inclusivamente a saber quem foi a deusa e as ninfas da Ilha dos Amores que Camões cantou nos Lusíadas. Na realidade, uma portuguesa no exílio, com as suas filhas...que Camões terá contactado na Índia.
Isto também me faz lembrar que certas edições dos Lusíadas para uso escolar, nos anos sessenta do século passado, tinham o Canto IX (se não me falha a memória era o IX) censurado...isto é, apagado na sua maior parte, precisamente o Canto onde se falava da Ilha dos Amores... mas isto é outro assunto que não vem agora ao caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário