27 de junho de 2011

Genuíno Madruga e o "Mundo que eu vi"







Estive hoje (27 de Junho) presente na sessão de lançamento do livro " O Mundo que eu vi", no Museu de Marinha. Foi um privilégio e foram momentos de emoção, como já tinha sido em Setembro de 2004 quando assisti a uma palestra, (realizada em Peniche, organizada pelo Clube Naval) na qual Genuíno falou sobre a sua primeira volta ao Mundo em solitário. Hoje falou-nos da experiência que foi a sua segunda circum-navegação, de 2007 a 2009 (e também de vários aspectos da primeira).


Estamos não só perante um verdadeiro homem do mar, um verdadeiro marinheiro, mas também perante o mais notável velejador de cruzeiro português de sempre .


Para aqueles menos conhecedores destas coisas, realço que esta circum-navegação em solitário de Genuíno Madruga, de Leste para Oeste, pelo cabo Horn e o de Boa Esperança, foi a primeira realizada por um português que se inclui assim no escassíssimo número de velejadores que concretizaram tal feito. Foi também o primeiro português a rondar o Cabo Horn em solitário (independentemente do sentido da rondagem).


Para a grande maioria dos cidadãos (e cidadãs) portugueses/as o nome "Genuíno Madruga", seguramente, não diz nada. Mas a grande maioria conhece, seguramente, nomes de vários jogadores de futebol . Será que somos um país de marinheiros... ou de gente do mar??


O livro, uma edição da VerAçor, tem muitas fotografias e está escrito para todos, isto é, não se trata de uma obra de carácter técnico na linguagem "esotérica" que as gentes do mar usam
mas sim de uma obra em que o autor, tal como o título diz, descreve ao leitor o mundo que viu e, (eu diria) que viveu nesta viagem.





Sem comentários:

Enviar um comentário