17 de abril de 2013

Eleições na Federação Portuguesa de Vela - continua a saga

O presidente em exercício da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Vela (como ele se intitula) na realidade  ex vice-presidente ou pseudo vice-presidente da mesma A.G. brindou-nos agora (no passado dia 2 de Abril) com mais uma peça da sua imaginação mirabolante, a saber:

- Enviou um comunicado aos sócios da Federação anunciando as "Regras para as novas eleições de delegados das associações regionais à Assembleia Geral da FPV a realizar em  Maio de 2013", regras estas da sua iluminada autoria.

Sem mais.

É curiosíssimo e abstenho-me de adjectivar!

Basta dizer que as ditas "regras" e as eleições que referem estão feridas de nulidade, o que é fácil de se constatar se fizermos uma leitura do que dispõe o Regime Jurídico das Federações Desportivas que o pseudo vice-presidente da Mesa da A.G. da Federação está obstinado em não cumprir, comparando o que dispõe aquele diploma com as referidas "regras" e com os pseudo estatutos e pseudo regulamento geral da Federação em causa.

Recordemos que o mesmo autor anunciou, com data de 26 de Março passado, a anulação das eleições de delegados à A.G. realizadas no anterior mês de Fevereiro. E porque as anulou?
Porque foram ilegais, como aqui se disse que iriam ser!

Efectivamente, tanto quanto consigo entender, os últimos estatutos legais que a Federação teve foram os que vigoravam em 2009.

Aguardo com grande expectativa os novos episódios desta saga !

16 de abril de 2013

Veleiros radiocontrolados da classe IOM em actividade na Moita

Já participei, nos últimos anos, em diversas regatas de vela radiocontrolada realizadas na caldeira da Moita, excelente plano de água para a prática desta modalidade.

Desta feita vai tentar-se, graças a uma  colaboração entre o Centro Náutico Moitense e a Associação Portuguesa de Modelos à Vela, uma experiência de fidelização da prática da modalidade (treinos e competições) na referida caldeira.

Assim, está actualmente calendarizada uma jornada de treinos no Domingo, dia 5 de Maio de 2013.
Lá estarei.
Sabemos já da confirmação da presença de vários outros velejadores, entre eles o actual campeão nacional da classe IOM, Jorge Camilo.

A coisa está essencialmente pensada para treinos da classe IOM, mas obviamente que serão bem vindos velejadores noutras classes!

4 de abril de 2013

Anuladas as últimas eleições de delegados à AG da Federação Portuguesa de Vela

Mais um episódio da saga da Federação Portuguesa de Vela!

Desta feita, no passado dia 26 de Março, o presidente da Federação conjuntamente com o vice-presidente da Mesa (ou presidente em exercício? ou pseudo vice-presidente?... não se sabe já exactamente) enviou um comunicado aos sócios anulando as eleições de delegados realizadas no passado mês de Fevereiro, por convocatória do mesmo vice-presidente ou presidente da Mesa em exercício ou seja lá o que for.

Ficou assim a Assembleia Geral sem delegados, dado que os que anteriormente estavam em exercício já não podem "funcionar". (Veja-se a deliberação do tribunal que declarou a suspensão das deliberações da Assembleia Eleitoral que reuniu em 18 de Outubro de 2012 com aqueles outros anteriores delegados e na qual foi eleito o actual pseudo-presidente da Federação).

Tudo isto se afigura muito bizarro e estranho. Não bastando toda esta bizarria, o referido "presidente da Mesa em exercício" ou "vice-presidente da Mesa" ou pseudo vice-presidente, conforme melhor se entender, convocou na mesma data de 26 de Março uma reunião da Assembleia Geral para o próximo dia 15 de Abril de 2012.

Muito interessante é que não se sabe quem serão, portanto, os delegados que vão participar em mais uma reunião da pseudo-assembleia geral da dita Federação.

Aguardam-se com expectativa novos episódios nesta saga sem fim à vista!

Sport Lisboa e Benfica contrata velejadores

Ora aqui está uma notícia que, tendo aparecido no dia 1 de Abril, muitos pensaram que fosse apenas e precisamente uma mentira do primeiro de Abril.
Estou a referir-me à notícia de que o Benfica contratou o Miguel Nunes e o Gonçalo Pires. Podemos ler a notícia aqui .
Enfim, concretiza-se a "futebolização" da vela que anunciei no final de 2008...
É gratificante verificar que um clube com o historial do Benfica iniciou agora a sua secção de vela. Não sou sócio do glorioso mas, face a esta novidade de o SLB ser também um clube náutico, vou encarar seriamente a hipótese de me transferir, como velejador, do meu clube em Lisboa que represento em competições desde longa data e que luta com enormes dificuldades para sobreviver, para o SLB que muito provavelmente me poderá proporcionar melhores condições para a prática desportiva da vela.
Um casal meu amigo perguntou-me hoje se eu lhes poderia sugerir um clube aqui em Lisboa para inscreverem o filho na respectiva escola de vela. Evidentemente que, tendo em conta esta extraordinária novidade que muito augura para o desenvolvimento da prática da vela em Lisboa, não pude deixar de lhes sugerir que se dirigissem à sede do Benfica.