16 de setembro de 2009

Francisco Lobato a brilhar na Transat 6,50




O Francisco Lobato está a fazer uma regata fantástica, discutindo o primeiro lugar da classificação geral, entre os protótipos, com o seu barco de série. A performance de Lobato na anterior Transat 6,50, em 2007, e na Vannes – Açores – Vannes, entre outras, só nos poderia levar a um prognóstico muito favorável para a presente regata. O nome de Francisco Lobato aparece nos media em França, que relatam e noticiam a regata à medida que ela vai decorrendo. O mesmo não acontece em Portugal… será por sermos um país de marinheiros?
Podemos acompanhar a regata e o Francisco, no seu sítio na internet e no sítio da regata, que tem versões em francês, em inglês e em português. Podemos também apoiar mais concretamente o esforço do Francisco tornando-nos seus “tripulantes virtuais”, conforme acabo de ver no sítio dele na internet. Vou inscrever-me… espero ainda ir a tempo de dar uma ajuda.

15 de setembro de 2009

Câmara Municipal de Cascais apoia projecto Londres 2012

A Câmara Municipal de Cascais anunciou que vai apoiar velejadores do Clube Naval de Cascais que tenham potencial para participar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Câmara disponibilizará um apoio de 350.000 euros ao longo de três anos e meio.
Aqui está um exemplo a seguir por outras autarquias situadas em zonas à beira mar, com clubes náuticos. A Câmara Municipal de Cascais compreendeu que a actividade desportiva de excelência (neste caso no âmbito da vela) se constitui como um importante factor de divulgação e de promoção da zona (Cascais e a costa do Estoril) a nível internacional.
Com este apoio, a Câmara tem também como objectivo conseguir que o número de velejadores daquele clube a participarem nos Jogos de Londres seja superior ao que se verificou nos Jogos de 2008 em que, dos oito velejadores olímpicos portugueses, cinco eram do Clube Naval de Cascais.
E, já agora, perguntamos:
Porque não estender a ideia aos Jogos Paralímpicos de Londres 2012?
Efectivamente, o Clube Naval de Cascais tem também uma actividade assinalável na área da vela adaptada, sendo que o actual campeão nacional é um velejador daquele clube (Bruno Pereira) que tem já também um promissor currículo internacional, tendo-se recentemente sagrado campeão europeu na classe Access 2.3. Faz todo o sentido que aquele apoio da Câmara ao Clube Naval de Cascais se estenda também ao Projecto Paralímpico Londres 2012.