30 de setembro de 2011

Real Regatta de Canoas - 2 de Outubro de 2011




Realiza-se no Domingo, 2 de Outubro de 2011 (das 13h00 às 16h00), mais uma reconstituição histórica (a 6.ª do Séc. XXI) da Real Regatta das Canoas que se realizou pela primeira vez em 1845, uma homenagem da Família Real aos fragateiros, arrais, bordas d’Água e todas as gentes ligadas à faina do Tejo e dos campos do Tejo (varinos, avieiros, gaibéus, entre outros) que ajudaram na resistência e combate às invasões do Séc. XIX.
Na Praia de Pedrouços, no Forte do Bom Sucesso e em especial no rio Tejo, não deixem de assistir à partida ao ferro e velas em baixo e acompanhar o maior espectáculo do Mundo.

12h30 – Chegada das embarcações à Praia de Pedrouços
13h00-13h30 – Ao ferro, na praia, nas posições sorteadas
14h00 – Sinal para a largada das “faluas e canoas” rumo ao Montijo
14h05 – Sinal para a largada dos “catraios” rumo ao Montijo
14h10 – Sinal para a largada das “embarcações em passeio” rumo ao Montijo
16h00 – Hora prevista da chegada das primeiras embarcações à “Linha de Chegada” no Montijo
17h00 – Regresso das embarcações aos portos de origem ou pernoita no Montijo

11 de setembro de 2011

II Exposição Gamma de Fotografia

O Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA) vai levar a cabo a sua "II Exposição GAMMA de Fotografia" que terá lugar naquele Museu em 2012.

DATAS DO CONCURSO E DATAS LIMITE:
INSCRIÇÕES (Concorrentes e fotos) – Sexta feira, 15 de Novembro de2011.
ENTREGA DAS FOTOGRAFIAS - Sexta feira, 13 de Janeiro de 2012
INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO – 1.ª Terça feira de Fevereiro - 07 de Fevereiro de 2012ENTREGA DE DIPLOMAS – Sábado, 31 de Março de 2012.
ENCERRAMENTO – 1.º Domingo de Abril, 1 de Abril de 2012

Para mais informações e para obter o regulamento, contactar gamma@iol.pt

IDP atribui verbas à Federação Portuguesa de Vela

Recentemente o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) atribuiu de novo verbas à Federação Portuguesa de Vela, em sede de 3 contratos-programa, conforme se lê nas notícias na imprensa, entre elas aqui nesta, no jornal Record. Deduzo que estes 3 contratos-programa dirão respeito à Preparação Olímpica, ao Alto Rendimento e às Actividades Regulares.
Este facto não me surpreende nada atendendo, por um lado, ao modo como se tem vindo a desenvolver a saga da Federação Portuguesa de Vela que tenho vindo a descrever e, por outro lado, ao país e nação que somos.
Enfim, como costuma dizer um velejador meu amigo, "é a democracia a funcionar no seu melhor...".
Porém, a saga da Federação Portuguesa de Vela não está concluída. Efectivamente há diversos processos a decorrer ainda nos tribunais, àcerca de diversos episódios, digamos rocambolescos, ocorridos em sucessivas ditas assembleias gerais da Federação.
Aguardemos, por isso, os novos desenvolvimentos. Desenvolvimentos estes que, no respeitante aos tribunais, precisamente pelas características da nação que somos, ainda irão demorar algum tempo a ocorrer...