8 de janeiro de 2010

Federação Portuguesa de Vela sem Congresso

O actual Presidente da Federação Portuguesa de Vela quando se candidatou ao cargo, em Setembro de 2008, apresentou o seu Plano Estratégico para a Federação, condição necessária para a aceitação da candidatura, de acordo com os Estatutos.
Transcrevo a seguir, ipsis verbis, o referido documento:

“CANDIDATURA PARA O QUADRIÉNIO 2009/2012
PROGRAMA DE ACÇÃO
É principal compromisso desta candidatura, se forem eleitos, darem o maior apoio possível às Associações Regionais de Clubes de Vela, a quem compete estatutariamente a preparação, regulamentação e convocação do Congresso, para que este possa constituir uma viragem importante no futuro da modalidade.
Pretende-se que o Congresso tenha uma efectiva representatividade e participação de todos os agentes da vela e que nele se possam debater amplamente as grandes questões e as grandes ideias que devem animar o desenvolvimento do desporto da vela em Portugal.
Como tal será assegurada a normal organização, desenvolvimento e conclusões de um Congresso que pretendemos venha a esclarecer e servir de suporte às linhas orientadoras para a vela nacional.
Tudo faremos para que após analisadas as imensas questões da vela portuguesa do seio do Congresso possam surgir as ideias orientadoras relativamente às opções estratégicas para o próximo ciclo olímpico.
Após o Congresso e em cumprimento dos Estatutos, apresentaremos em Assembleia Geral as suas conclusões para aprovação que, uma vez aprovadas, constituirão a moldura estratégica do futuro da vela para o quadriénio de 2009/2012.
20 de Setembro de 2008
O candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Vela
José Manuel Reis Nunes Leandro”

Uma vez que até à presente data não se realizou aquele Congresso, nem o Presidente manifestou qualquer preocupação por isso, retiro tristemente duas conclusões do facto:
1 – O Presidente da Federação Portuguesa de Vela foi eleito tendo apresentado um Plano Estratégico que consistiu em não apresentar Plano Estratégico.
2 – A Federação encontra-se sem Plano Estratégico isto é, à deriva e sem rumo definido.

Sem comentários:

Enviar um comentário