30 de março de 2012

A Madeira, a floricultura e os desportos náuticos


No passado fim de semana passei pela Marina da Quinta do Lorde, na Madeira, e tive oportunidade de observar uma actividade que desconhecia. Consiste na cultura de Buganvílias utilizando embarcações à vela como estruturas para aquelas belíssimas trepadeiras se desenvolverem.
Neste caso trata-se de um conjunto de peculiar beleza paisagística, a que as fotos que tirei não fazem a devida justiça, constituído por um arranjo em linha, formado por seis veleiros da classe J22 importados, creio eu, da República da África do Sul. O vermelho vivo das flores constrasta magnificamente com a alvura dos veleiros, com os seus seis mastros rigorosamente alinhados, tudo realçado pela beleza da falésia próxima e pela quietude da paisagem marinha envolvente.
Um amigo que me acompanhava, perito agrónomo, explicou-me que para se conseguir aquele belo efeito, seguramente que os veleiros já se encontrariam ali colocados junto às plantas há, pelo menos, dois anos.
O projecto promete ainda muito mais, esperando-se que as plantas cubram completamente os barcos e, sobretudo, se expandam pelas mastreações interligando os veleiros, formando como que uma falésia de Buganvílias paralela à falésia propriamente dita.
Louvável iniciativa esta!
Todavia penso que não se trata de um projecto da iniciativa do empreendimento da Quinta do Lorde, embora tudo indique que tenha o patrocínio desta empresa. Trata-se seguramente de um projecto de Estado uma vez que, tanto quanto sei, aquelas embarcações, que se encontram praticamente como novas, foram adquiridas pelo Governo Regional. Dinheiro muito bem empregue!
Por associação de ideias ocorrem-me algumas frases para meditação:
- Primeira: "Portugal é um país de marinheiros";
- Segunda: "Dá Deus nozes a quem não tem dentes";
- Terceira: "Como alimentar porcos a pérolas";
- Quarta: "A cultura de Buganvílias e a crise económica e financeira nacional".
Conheço no país muita gente e muitos clubes náuticos que bem gostariam de ter um daqueles J22. Mas de facto não os mereceriam porque, seguramente, nunca iriam com eles fazer assim uma coisa tão bonita de se ver.

2 comentários:

  1. Os J22 foram importados de Itália e não da Africa do Sul

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  2. Caro anónimo:
    Agradeço o seu comentário, contribuindo para o rigor da informação que se pretende aqui manter. Como saberá, há três construtores de J22, um nos E.U.A, outro na República da África do Sul e o terceiro em Itália. A certo tempo, só havia dois (nos E.U.A. e na África do Sul) e daí eu ter na memória que estes tinham vindo da África do Sul. Em todo o caso, penso que em termos de apreciação da qualidade do projecto de floricultura em questão, não fará muita diferença os barcos terem vindo de qualquer um dos fabricantes.

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