28 de janeiro de 2010

Abby Sunderland à volta do mundo


Abby Sunderland, aliás Abigail Sunderland começou a sua viagem de circum-navegação sem escalas. Desejo-lhe sorte e boa navegação. Os mares austrais, mais concretamente os “quarenta rugidores” estão assim a tornar-se uma zona, como direi…apelativa, com raparigas de dezasseis anos passeando sozinhas em barcos à vela!!
Porque será que a legislação portuguesa obriga a que um jovem (ou uma jovem) tenha que ter, no mínimo, 20 anos de idade para velejar em navegação oceânica, se for ele (ou ela) o “comandante” da embarcação e se esta tiver bandeira portuguesa?? Será por sermos um país de marinheiros?

1 comentário:

  1. Ao contrário de Jessica Watson, que para além de mais experiência que esta, tripula um barco preparado para fazer cambalhotas sem grandes avarias, tal como aconteceu há dias depois de passar o Horn, esta jovem creio que tripula um Open 40 ! Estes barcos sâo muito potentes em termos de andamento e muito mais difíceis de aguentar. Quem sou eu para estar a dar palpites, mas tal como a Holandesa que anda danadinha para fazer qualquer coisa parecida e que as autoridades do seu país não autorizam, esta encontrará certamente grandes dificuldades para ultrapassar os temporais que vai enfrentar.
    Também lhe desejo muita sorte!
    Quanto ao país de marinheiros...bem isso é conversa! O exemplo mais recente foi a total ausência de apoio que o Lobato teve da instituição (Inst. Superior Técnico) onde andou a tirar o curso! Nunca teve qualquer adiamento de exames nem facilidades. Um dia apanhei uma fúria e enviei um mail a desancar o reitor!
    Um abraço
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar