25 de janeiro de 2010

Ainda se constroem veleiros em Portugal



O Severn é uma réplica à escala natural de um projecto de 1929 de William Fife. Neste caso um projecto para um 8 MR. Este mesmo Severn participou no Campeonato Mundial de 8 MR disputado em Hyères (França) de 13 a 19 de Setembro de 2009 e ganhou o Neptune Trophy (taça para a divisão vintage) e ainda a Sira Cup, esta disputada também pelos 8 MR com quilhas optimizadas, velas 3DL, mastros de alumínio, molinetes self-tailing, etc.
Ao leme do Severn estava Brad Butterworth, com tripulantes do team Alinghy…
E o Severn foi construído por quem? Por portugueses, ali em Azeitão! Sim, ainda há portugueses que sabem construir veleiros de regata em madeira! Aí ficam duas fotos do barco a navegar em Hyères. Podemos vê-lo durante a construção, aqui neste outro blog. Fico contente por ter sido instrutor (agora diz-se treinador...) na escola de vela do Clube Naval de Lisboa, há uns anitos. Entre vários “alunos” houve o David Vieira…
Bem hajas, David, pelo Severn e por todos os outros, passados e futuros. Tu e a tua equipa.

3 comentários:

  1. Ha tempos fui ao Talaminho (Amora) e estava lá em acabamentos uma nova preciosidade de David Vieira/Mestre Ministro. Não me deram pormenores por ausência do Arquiteto, mas penso tratar-se de um 12 Mr. Um espanto!
    Já agora o link para a empresa Portuguesa responsável por estas coisas e como é hábito...ignorada de todos.
    http://www.absolute-projects.com/
    Um abraço
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  2. Numa ida a um estaleiro do Talaminho fiquei tolhido com o vislumbrar de um veleiro de elegantíssimas formas. Perguntei se o podia fotografar e talvez notando o meu espanto alguém disse para eu subir a escada que lhe dava acesso para lhe ver o convés.Uma obra de arte...Soube que tinha sido feito para os lados de Setubal pelas mãos do Mestre Ministro e só muito mais tarde é que soube que estive sentado no verdugo de mais uma pérola produzida pela dupla Arq.David Vieira/Mestre Ministro e que o Severn iria singrar pelos palcos de regata mais exclusivos do mundo.
    Fotos desse momento único... http://www.slide.com/r/3WFZiQcW4D_JmZH9PnjugwtJiNcHm9f-?previous_view=lt_embedded_url
    PJNunes

    ResponderEliminar
  3. Ola!
    Antes de mais parabens pelo blog, que descobri por acaso enquanto navegava nestas ondas virtuais.

    Ao ler o seu perfil, e levando em consideração a larga experiencia em associações de classe e da vela em geral, gostava de lhe colocar uma pergunta: acha que existe mercado para embarcações de vela ligeira (sobretudo as de maior adesão no nosso pais, ou seja, optimist, snipe, vaurien, 420) construidas no sistema wood/epoxy? (peço desculpa por lhe fazer a pergunta neste local, mas nao encontrei o seu email)

    caso queria responder o meu mail é pmnfernando@gmail.com

    obrigado

    ResponderEliminar