10 de fevereiro de 2010

Cristóvão Colon (Colombo) era português



Gostei imenso de ler esta obra. Resultado de um exaustivo trabalho de investigação dos autores, Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, que não são historiadores profissionais. Trata-se assim de uma obra resultante de uma longa paixão pelo assunto.Manuel Luciano é médico e este facto terá talvez contribuído bastante para a abordagem que é feita à investigação da nacionalidade daquele navegador, com a perspectiva da medicina legal incluída, bem como a metodologia das análises de ADN e a questãozinha do cromossoma Y.
Ficamos a saber que Cristóvão Colombo, aliás Cristóvão Colon, aliás Salvador Fernandes Zarco era português, alentejano. Que se saiba, não há historiadores profissionais que ponham em causa este trabalho de Manuel Luciano e de Sílvia.
Bem hajam por terem reposto as “coisas” no seu lugar.
O livro tem muitas ilustrações interessantes. Este meu exemplar é da Editora Quidnovi (4ª edição, Maio de 2008). Fiquei com curiosidade de ver o filme que Manoel de Oliveira fez, como consequência de ter lido este livro.

2 comentários:

  1. Para além deste livro, há outros já escritos sobre o mesmo assunto e igualmente de muito interesse. São eles:
    "Colombo Português" - Manuel Rosa (Ésquilo)
    "O Alentejano que descobriu a América" - Pedro Laranjeira (Free Zone)
    Assisti a uma conferência na Academia de Marinha, no passado dia dois, sobre este tema. O conselho histórico e científico, ficou de reunir todos os elementos até agora coligidos sobre a matéria e tomar uma posição sobre o assunto. A confirmarem-se definitivamente todos os dados, muitos manuais de história teriam de ser revistos! É uma polémica que vai dar muito que falar por esse mundo fora.
    Um abraço
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  2. O Livro “Colombo Português - Novas Revelações” (Ésquilo, 2009) de Manuel Rosa é sem par por o seu autor ser um dos mais compreendidos neste tema e deve ser lido por todos aqueles que se chamam portugueses porque dá uma explicação para tudo o que se passou com o reinado de D. João II.
    É também o único livro sobre Colombo a ser apoiado pelos académicos por ser uma investigação séria e de valor para a história de Portugal.

    ResponderEliminar