30 de maio de 2011

O mar, os programas dos partidos e as eleições de 5 de Junho

Nos programas dos partidos concorrentes ao acto eleitoral do próximo dia 5 de Junho constam algumas referências a matérias relacionadas com o mar.
Podemos ver aqui excertos dos ditos programas, com referências ao mar.
Não é fácil, por esta via, entender-se qual dos partidos está, de facto, mais atento e empenhado em tornar Portugal um país de vocação marítima.

1 comentário:

  1. O problema principal associado ao actual discurso do Regresso ao Mar reside no facto de aparentemente grande parte dos novos entusiastas do tema não terem grande noção fundamentada sobre do que estão a falar...
    É um discurso de busca de um novo El Dourado que substitua o ouro do Brasil ou a chuva de Euros da CE inserido numa nova versão mágica de um programa do tipo como enriquecer sem trabalhar a sério.
    Muitos dos entusiastas actuais são os mesmos que consentiram e promoveram quase 40 anos de desmaritimização tendo por base a ignorância dos assuntos do mar em componentes tão básicas como os transportes marítimos ou as pescas. Não que em 1974 esses sectores tivessem chegado a níveis de perfeição, que na realidade havia muito a fazer, mas em vez de se aproveitar o que havia como base de desenvolvimento deu-se cabo de tudo até chegarmos a 2011 sem um único navio petroleiro português apesar de se utilizarem permanentemente diversos navios desse tipo afretados ao estrangeiro a longo prazo para o transporte de cargas estratégicas. O processo de desmaritimização foi tão cego que até o transporte de jet fuel de Sines para Faro, que se fazia em navios-tanques costeiros se passou a fazer por camiões cisternas sem benefícios de qualquer espécie aparentes...
    Não quer isto dizer que não continue a haver em Portugal gente capaz nos sectores da economia do mar. Mas falta quase tudo desde cultura do mar, meios para investimento e seriedade.

    ResponderEliminar