9 de janeiro de 2012

Continuação da saga da Federação Portuguesa de Vela

Mariana Lobato, velejadora que integra a tripulação que qualificou recentemente Portugal para participar nos Jogos Olímpicos na categoria de Match Racing Feminino, por via do brilhante 11º lugar obtido em Dezembro de 2011 no campeonato mundial, viu recentemente publicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Vela a decisão sobre o processo disciplinar que lhe fora movido.
Mais uma vez verifica-se uma acção espectacular, na medida em que aquele douto órgão se posiciona como tendo competências de Ministério Público quando diz que “…da prova resulta bem claro que a arguida Mariana Lobato, atleta sénior portadora da Licença Desportiva 9839, violou as disposições contidas nos artigos 180.º, 181.º e 183.º, todos do Código Penal…”, conforme podemos ver aqui, no sítio da Federação na internet. Enuncia ainda aquele órgão, na sua decisão, uma série de artigos do Regulamento Disciplinar da Federação, que Mariana Lobato teria infringido.
Foi aplicada a Mariana uma pena de suspensão de dois anos da actividade desportiva mas com pena suspensa uma vez que, afinal, a velejadora já faz praticamente parte dos participantes nos próximos Jogos Olímpicos facto que, digo eu, meteu algum respeito ao douto Conselho de Disciplina.
Todavia, não nos esqueçamos de que Gustavo Lima, também na procura de um lugar para Londres 2012, está analogamente a ser alvo de processo disciplinar. Aguardo a decisão com expectativa. Terá Gustavo Lima também infringido o Código Penal Português? (Nos meus escassos conhecimentos de leis eu pensava que estas coisas se decidiam nos tribunais, mas pelos vistos não, o Conselho de Disciplina da FPV também tem competência para julgar e produzir sentenças no âmbito do Código Penal…). Irá Gustavo Lima ser suspenso também por um largo período? Mas, no caso de Gustavo, o Conselho de Disciplina não tem o mesmo alibi para lhe aplicar “pena suspensa” (Gustavo Lima não tem ainda assegurada a sua participação nos próximos Jogos Olímpicos). Será que vai suspendê-lo, interrompendo-lhe assim a carreira de velejador internacional ao mais alto nível?
Aguardemos os próximos episódios.

1 comentário: