23 de janeiro de 2012

Laura Dekker concluiu a sua volta ao mundo

Laura Dekker concluiu a sua volta ao mundo em solitário, ainda antes de completar 17 anos de idade. Podemos ver notícias sobre o facto em vários sítios. Entre eles aqui. Em várias notícias é identificada como Neo Zelandeza. De facto é Neo Zelandeza porque nasceu para aqueles lados, quando os pais andavam a fazer uma volta ao mundo à vela. Mas é também Holandesa e foi nessa qualidade que mais se ouviu falar dela, a propósito da polémica que as autoridades holandesas levantaram, objectando à sua largada. Largada esta que, conforme estamos recordados, foi mais aqui para os lados da costa sul de Portugal mas que, afinal, acabou por não ser formalmente em Portugal dado que as autoridades portuguesas, deste país que se diz de marinheiros, pretendiam também colocar obstáculos à sua largada. Bem haja Laura Dekker pelo seu feito!
Todavia sou mais fá da australiana Jessica Watson, que acabou em 2010 a sua volta ao mundo em solitário, também antes de completar 17 anos de idade, só que Jessica fez uma circum navegação non stop, o que é um feito bem diferente do "passeio" com escalas de Laura Dekker. Laura explica que está um bocado aborrecida com as autoridades holandesas e que, por isso, se calhar vai para a Nova Zelândia, optando pela cidadania Neo Zelandeza. Se fosse eu, fazia o mesmo. Acho a Nova Zelândia muito mais bonita do que a Holanda e, sobretudo, é um país de marinheiros e de velejadores!
E se fosse em Portugal?? Em Portugal, como sabemos, legalmente só se pode navegar legalmente como patrão de uma embarcação em navegação oceânica com a idade mínima de , imagine-se..., 20 anos!!
Será por Portugal ser um país de marinheiros???
Para não falarmos noutra questão que é a de Laura Dekker, seguramente, não ter utilizado o sextante na sua circum-navegação, sendo que a matéria do curso de patrão de alto mar em Portugal que é feito essencialmente sentado à mesa, numa sala, praticamente, é só navegação astronómica com o sextante!!
Por outro lado, na prática, para se obter uma carta de patrão de alto mar em Portugal e poder-se, legalmente, ir fazer uma volta ao mundo à vela, não é necessário saber-se velejar...
Com efeito, há muitos portadores de carta de patrão de alto mar, que obtiveram as suas cartas licitamente e com excelentes notas no exame, que não sabem velejar.
Acho isto tudo uma delícia...

Sem comentários:

Enviar um comentário