15 de julho de 2009

Conselho da Náutica de Recreio devia comemorar efeméride

O Conselho da Náutica de Recreio (CNR), criado em 1995, é um órgão de consulta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, competindo-lhe dar parecer, sempre que solicitado, sobre as matérias relativas à náutica de recreio.
Foi o caso em 2008, tendo o CNR reunido em sessão plenária no dia 15 de Julho de 2008, a fim de emitir parecer sobre a necessária actualização dos diversos diplomas sobre náutica de recreio. Aquela sessão plenária ocorreu após mais de seis meses de trabalhos de uma comissão especializada do CNR que se debruçou sobre o assunto, desde Janeiro de 2008, com reuniões quase semanais.
As sessões plenárias do CNR são presididas pela Presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), no caso, a Drª Natércia Guimarães. O CNR é composto por mais de vinte representantes de diversas áreas e instituições, aliás mal composto, mas isso não vem agora ao caso.
O que vem ao caso é que muitas pessoas, com posições de destaque nas instituições que representam no CNR, ocuparam muitas horas, ao longo de meses, para produzirem um trabalho que mereceu a aprovação praticamente unânime na referida sessão plenária.
Seria de esperar que, passados alguns meses, o Governo tivesse publicado os novos diplomas actualizados, sendo que os que estão em vigor contêm bastantes anacronismos, prejudicando-se assim a actividade náutica neste país que alguns teimam em dizer que é um país de marinheiros.
Faz hoje um ano, portanto, que se realizou aquela sessão plenária, não tendo havido qualquer informação de retorno por parte do Governo quanto ao resultado da mesma.
Proponho aos membros do CNR que se reúnam para comemorar a efeméride, da maneira que acharem mais interessante. Um jantar?? Uns copos num bar??? Uma ida a uma discoteca???

Sem comentários:

Enviar um comentário