4 de maio de 2009

Patrão de alto mar

Um cidadão português, para governar ou comandar legalmente uma embarcação de recreio portuguesa, tem que ser portador de uma carta de navegador de recreio. A carta de patrão de alto mar está no topo da escala hierárquica das referidas cartas. Conforme a designação indica, a carta de patrão de alto mar habilita o cidadão para comandar embarcações de recreio em navegação oceânica, sem limites. A carta imediatamente abaixo, na escala hierárquica, é a carta de patrão de costa. Possuir a carta de patrão de costa há mais de um ano é condição necessária para o cidadão se poder candidatar à habilitação com a carta de patrão de alto mar.
Na essência, que habilitações acrescenta a carta de patrão de alto mar, em relação à de patrão de costa, segundo a actual legislação portuguesa?
Fundamentalmente acrescenta o conhecimento da utilização do sextante em navegação astronómica (encontrar a posição do navegador a partir da observação do Sol, da Lua e de outros astros…). É esta questão do sextante que ocupa ainda a maior parte do curso de patrão de alto mar.
Que sentido fará isto hoje em dia, face à vulgarização da navegação com recurso à utilização do GPS??
Fará sentido que a navegação com sextante ainda seja matéria obrigatória do curso e do exame para obtenção da carta de patrão de alto mar?

4 comentários:

  1. Pois é meu menino, por vezes acontecem imprevistos, por exemplo o GPS deixar de funcionar...e depois reza-se ?
    Apesar de toda a modernidade tecnológica, nada como ter à mão o " objecto salva vidas "
    O GPS nunca avaria ? As tempestades não alteram a capacidade de exatidão do parelho ???
    Nã... se eu fosse navegante ( não disse lavagante !! )levava a " chave de parafusos manual .M24

    ResponderEliminar
  2. M24 , lá para os lados de Santarém...; vocês sabem do que estou a falar !!
    Não , não sou o Octávio do machado, nem o Valentim do loureiro, nem tão pouco o tal jardim; também não sou o pinto do norte...se calhar até gostava de ser um : ...da Silva.
    Tudo isto a propósito de usar ou não um sexitanto.Até à próxima

    ResponderEliminar
  3. Será que se consegue ter uma direcção definida sem o sexitanto( ou será sexitantro?) Dizem os livros que uma vida saudável requere a exploração de todas as nossas capacidades.Também dizem os buques que " nem tanto ao mar nem tanto à terra", e que "no meio é que está a coisa...",a virtude.Poderá ter outro nome , mas lá dizia o outro:.. você tem de arranjar outra bússola...OK, e arranjei...
    Tive mesmo de me orientar com outro instrumento, mais tecnológico, mas sem dar choque.M24

    ResponderEliminar
  4. Este senhor do tântrico, qualquer dia , de tanto tântricidade, deixa passar o " padeiro " e, depois, só se comprar o.....isso, o sextante... ou será um GPS .!!
    Os seus utilizadores deviam ajudá-lo a escolher.

    ResponderEliminar