24 de maio de 2009

A campanha do Argus


O João Costa Pereira produziu um comentário a propósito de um post que publiquei sobre o Argus. Nesse comentário referiu uma obra de Alan Villiers sobre a frota portuguesa da pesca do bacalhau na Terra Nova. Este comentário deu-me a ideia de produzir posts de apresentação de alguns livros da minha biblioteca relacionados com a temática do Portugalpromar.
É o caso do livro "A campanha do Argus", de Alan Villiers, que este australiano aventureiro dos mares escreveu em 1950. Escreveu-o como observador participante, uma vez que embarcou no Argus em Lisboa e fez toda a campanha de 1950 a bordo. O livro surgiu a público no Outono de 1951. Foi na época mais um dos êxitos deste autor de dezenas de livros, todos de temática marítima
A edição aqui em causa é de 2005, da Editora Cavalo de Ferro (385páginas) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Íhavo, do Museu Marítimo e Ílhavo e da Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo. Inclui uma introdução de Álvaro Garrido, (historiador e director do referido Museu Marítimo) que nos situa muito bem no contexto em que o autor escreveu este livro. Esta edição inclui também interessantes fotografias da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário