15 de julho de 2009

O Kiteboard ou Kitesurf e a Federação Portuguesa de Vela

Dentro de muito pouco tempo (semanas?, meses?) vai colocar-se a questão de ter que estabelecer-se qual a entidade desportiva nacional a quem competirá a tutela ou coordenação do kiteboarding, mais concretamente a tutela e coordenação do quadro competitivo nacional desta modalidade.
Ora, o kiteboard (ou kitesurf) não é mais do que uma das especificidades da VELA. Velejar com kites (ou papagaios, falando português) nem sequer é uma actividade de nascimento muito recente, dado que acontece desde o início do século XX.
Parece que em Portugal há quem tenha dúvidas de que se trata de VELA. Recordemos alguns factos:
- A travessia do Atlântico Norte realizada por Anne Quéméré em 2006;
- Os navios mercantes que actualmente fazem travessias regulares utilizando Kites;
- O Kiteboarding (enquanto modalidade de competição) está integrado na International Sailing Federation (ISAF) que é a Federação Internacional em que está filiada a Federação Portuguesa de Vela;
- A Federação Portuguesa de Vela (UPD) é a entidade reconhecida pelo Estado como autoridade nacional para a VELA desportiva e, de acordo com a legislação em vigor, não pode haver, reconhecida pelo Estado, mais do que uma federação nacional desportiva com esta competência.
Assim sendo, parece-me que não deverá haver dúvida em integrar o Kiteboarding na Federação Portuguesa de Vela, no respeitante à sua prática desportiva formal em território português

2 comentários:

  1. Felizmente que o desfecho não foi esse. A FPKite pode usar o estatuto APD e negociar directamente com o IDP.

    Nice blog!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    Concordo consigo. Dada a situação em que se encontra a Federação Portuguesa de Vela, de facto, ainda bem que a FPKite tem o estatuto de APD. Mas, não fora este o caso, não tenho dúvidas em afirmar que as funções de "Federação Portuguesa de Kiteboard", enquanto Federação Nacional da Modalidade, U.P.D., competem àquela que for a única Federação de Vela reconhecida em Portugal pela tutela governamental.

    ResponderEliminar